ongnews - Notícias do Terceiro Setor

Conheça ONGs que atuam pela equidade racial

Segundo o IBGE, 56,7% da população brasileira se declara preta ou parda, evidenciando a importância de discutir sobre a pauta

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é uma data que reúne diferentes ações de combate ao racismo e reacende o debate sobre a chegada dos negros ao país, a escravidão e o racismo estrutural. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio Contínua (Pnda Contínua), do IBGE, realizada no segundo trimestre de 2024, cerca de 56,7% das pessoas se autodeclaram pretas ou pardas, destacando a importância de discutir temas relacionados a equidade racial na sociedade brasileira.

Embora o Dia da Consciência Negra receba maior atenção em novembro, muitas ONGs trabalham ao longo do ano para reduzir desigualdades e promover direitos, desempenhando um papel importante no enfrentamento das disparidades sociais e econômicas que impactam essas comunidades.

Como são organizações sem fins lucrativos, elas dependem do apoio público para sustentar suas atividades. Sendo assim, encontre a organização com a qual você mais se identifica e contribua, seja através de doações ou ajudando a divulgar seu trabalho, para que mais pessoas possam conhecer essas iniciativas!

Pretas Ruas

A Pretas Ruas atua na defesa de direitos e na mobilização social, buscando sensibilizar a sociedade e pressionando por políticas públicas que ofereçam suporte e dignidade às pessoas em vulnerabilidade. A ONG recebe doações de itens essenciais, como produtos de higiene, absorventes, materiais de limpeza, cestas básicas e apoio financeiro.

Acesse Pretas Ruas para saber mais sobre a organização.

Criola

Criada em 1992, a organização tem como missão instrumentalizar mulheres negras, sejam elas jovens ou adultas, cis e trans para o enfrentamento ao racismo, sexismo, lesbofobia e transfobia.

Acesse Criola para saber mais sobre a organização.

Rede Mulheres Negras do Paraná

Organização fundada para promover e ampliar a implementação de políticas públicas específicas, com foco em gênero e raça. Reúne mulheres negras de todas as regiões do estado do Paraná, atuando nas áreas de saúde, educação, cultura, promoção e defesa dos direitos humanos, geração de trabalho e renda, e valorização da identidade de gênero e raça/etnia.

Acesse Rede Mulheres Negras do Paraná para saber mais sobre a organização.

Casa Poéticas Negras

Localizada em Paraty – RJ, a organização atua na causa de enfrentamento ao racismo estrutural com ações de letramento racial, impactando 2.000 pessoas anualmente.

Acesse Casa Poéticas Negras para saber mais sobre a organização.

Think Olga

Trabalha sensibilizando a sociedade para as questões de gênero e intersecções, além de educar e instrumentalizar pessoas que se identifiquem como agentes de mudança na vida das mulheres.

Acesse Think Olga para saber mais sobre a organização.

Mulheres da Parada

Localizada na Parada São Jorge – São Gonçalo (RJ), a ONG apoia mulheres em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica com atuação socioambiental em favelas.

Acesse Mulheres da Parada para saber mais sobre a organização.

Elas Negras Conexões

A Associação atua como uma rede de conexões com mulheres negras, jovens e líderes que promovem direitos das comunidades tradicionais.

Acesse Elas Negras Conexões para saber mais sobre a organização.

Mover

O Mover – Movimento pela Equidade Racial é uma associação sem fins lucrativos que, por meio de conscientização, fomento ao desenvolvimento de carreiras e negócios de pessoas negras, visa promover e acelerar a promoção da equidade racial.

Acesse Mover para saber mais sobre a organização.

(Amanda Maciel, do Nota Social)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress