logo_nota-social

Curiosidades sobre o voluntariado

Você sabia que a doação de sangue é uma atividade voluntária?

*Roberto Ravagnani

Você sabia que a doação de sangue é uma atividade voluntária? Na verdade, trata-se de uma doação de um bem precioso para nossa vida: o sangue. Além disso, envolve a doação de tempo, pois é necessário se deslocar até um hemocentro e permanecer lá, em média, de uma a duas horas, considerando triagem, coleta e espera.

Praticamente todos podem doar sangue. Claro, há restrições relacionadas a peso, comorbidades, idade e algumas outras limitações. No entanto, uma quantidade muito pequena de brasileiros doa sangue regularmente. Talvez você não saiba, mas homens podem doar até quatro vezes ao ano, e mulheres, até três vezes.

Apesar dessas restrições, ainda assim há um grande número de possíveis doadores. Contudo, apenas 1,4% da população doa sangue regularmente. Com esse número, infelizmente estamos constantemente em situação crítica em relação à disponibilidade de sangue para cirurgias e emergências. Para que o Brasil não enfrente problemas com o abastecimento de sangue, precisamos que apenas 3% da população doe regularmente, uma meta que ainda não atingimos.

No Canadá e no Japão, cerca de 4% da população doa sangue com regularidade, e nos Estados Unidos esse número gira em torno de 3%, o que garante uma certa estabilidade nesses países.

É uma atividade simples, mas que ainda precisa de mais campanhas e divulgação para que possamos atingir um número adequado de doadores e evitar a perda de vidas por falta de sangue. Vale lembrar que cada bolsa de sangue recebida pode salvar até três vidas. Há recompensa maior do que essa pela sua doação?

Em quase todas as cidades de médio e grande porte, há um hemocentro à disposição para doações.

Outro exemplo de voluntariado ocorre na área dos bombeiros. No Brasil, apenas 17% dos municípios contam com uma corporação profissional, geralmente militar. Em outros países, como o Chile, quase 100% dos bombeiros são voluntários. Já em Portugal, 60% dos bombeiros atuam de forma voluntária, enquanto nos EUA há voluntários em todos os quartéis de bombeiros.

No Brasil, há cerca de 300 bombeiros voluntários, atuando em algumas corporações no estado de Santa Catarina, mais especificamente na cidade de Concórdia. Além de ser uma curiosidade, isso representa uma grande oportunidade, já que se trata de uma atividade extremamente nobre e necessária em nosso país.

*Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor, fala de ESG, Voluntariado, Sustentabilidade. Construtor de “pontes”.

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress