O Dia de Doar está promovendo workshops para mobilização de recursos em 16 cidades brasileiras, focado em capacitar profissionais do terceiro setor na mobilização de recursos. O evento é gratuito ou terá um valor simbólico para custear papelaria e coffee break. Ministrado pela líder do Dia de Doar, Carol Farias, o encontro tem como público-alvo pessoas que atuam em organizações do terceiro setor e buscam fortalecê-la na região, ampliando parcerias e habilidades de comunicação.
“O Dia de Doar quer mostrar que todas as pessoas podem ser doadoras, e estamos falando de todo tipo de doação, em diferentes contextos e cenários. O objetivo é apresentar exemplos de como podemos usar nossas redes de apoio para promover a participação da população no dia a dia das organizações sem fins lucrativos. A troca de experiências e o networking promovidos serão essenciais para a criação de uma rede de apoio e colaboração entre as organizações participantes”, destaca Carol.
Dentre os conteúdos do workshop, estão temas essenciais para a efetividade das campanhas de arrecadação de fundos, com destaque para a importância do Dia de Doar e a construção de uma cultura de doação sólida no Brasil. Ao adquirir conhecimentos e técnicas avançadas de mobilização de recursos, os participantes estarão melhor preparados para enfrentar os desafios do cenário filantrópico brasileiro, aumentar a eficiência de suas campanhas e garantir a sustentabilidade de suas iniciativas. No dia 07 de julho o projeto estará em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Clique aqui para conferir as próximas cidades.
Workshop irá passar por todas as regiões do país
O conteúdo do workshop tem dois eixos temáticos: (1) conceitos e comunicação; (2) articulação de parceiros. Após o final do workshop, será entregue um certificado de capacitação para cada aluno.
O workshop é fruto do projeto “Minha História de Doação”, um podcast que está em uma jornada por 17 cidades, em todas as regiões do Brasil, em busca de histórias inspiradoras de doação e articulação no terceiro setor, com a finalidade de promover um país mais solidário.
O projeto “Minha História de Doação” é realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e o Giving Tuesday, com promoção do Movimento por uma Cultura de Doação. O projeto também conta com apoio da Rede Comuá, por meio do Programa Saberes, apoio estratégico da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, além de parcerias com o Observatório do Terceiro Setor. Inscreva-se aqui: https://forms.gle/f4RjTEmxYa47TVNi7.
Sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação.
Fonte: ABCR