ongnews - Notícias do Terceiro Setor

Edital capacita OSCs para fortalecer esporte

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste abrigaram 40% das OSCs do país, no entanto, recebem apenas 14% dos recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte

A Rede CT – Capacitação e Transformação é um projeto que capacita empreendedores sociais esportivos para utilizar a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Ela visa auxiliar 300 OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e mentorear outras 120, auxiliando programas de apoio à prática esportiva como agente de transformação social nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, com foco especial em cidades do interior e em pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste enfrentam um desafio significativo na obtenção de recursos destinados ao esporte, conforme revela o Mapa das Organizações da Sociedade Civil do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Com apenas 14% do montante total da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, aproximadamente R$35,5 milhões, essas áreas recebem um volume de recursos significativamente inferior em comparação com as regiões Sul e Sudeste.

Para promover maior igualdade na divisão de recursos entre as regiões, a Rede CT deu início a um programa de capacitação para representantes de OSCs das três regiões, por meio de aulas e mentorias, para que possam usufruir dos mecanismos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e captar recursos. Com 328 instituições inscritas, o programa promete impactar mais de 170 mil pessoas, com especial atenção para organizações em cidades do interior, onde as necessidades são ainda mais prementes.

O programa é dividido em duas etapas: capacitação, composta por aulas online, com material didático e profissionais da área; e mentoria, para algumas das OSCs que se destacarem durante o período de capacitação, recebendo um acompanhamento mais próximo. 

As organizações serão divididas em três turmas e, após o início das aulas, cada turma levará quatro meses até o fim da mentoria. A iniciativa alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda da ONU, especialmente o ODS 10 (Redução das desigualdades), visando garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados.

Para mais informações, acesse o edital.

(Amanda Maciel, do Nota Social)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress