O Fundo Brasil de Direitos Humanos abriu inscrições para o edital “Promoção e Defesa de Direitos Humanos na Bacia do Rio Doce”, destinado a apoiar grupos, coletivos e organizações que enfrentam violações e promovem direitos humanos na região. Com um valor total de R$800.000, o edital busca fortalecer institucionalmente até 20 propostas, com apoio máximo de R$40.000 por projeto.
A Bacia do Rio Doce, abrangendo Minas Gerais e Espírito Santo, é uma região marcada por desafios socioeconômicos e ambientais, agravados por desastres como o rompimento da Barragem de Fundão em 2015. Este desastre teve graves consequências ambientais, sociais e econômicas, afetando a vida das comunidades locais.
As propostas devem abordar questões como:
- Defesa dos direitos das mulheres, especialmente negras, indígenas, de populações tradicionais, da comunidade LBTQIAPN+ e com deficiência;
- Fortalecimento dos direitos de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais;
- Combate ao racismo ambiental e violências contra defensores de direitos socioambientais;
- Promoção da justiça climática em áreas urbanas e rurais afetadas pelas mudanças climáticas.
Os projetos serão selecionados com base na adequação ao tema do edital, articulação em rede, adequação orçamentária e foco em defesa de direitos. O processo seletivo prioriza propostas de organizações com pouca ou nenhuma outra fonte de financiamento e que atuem diretamente nos 46 municípios reconhecidos como atingidos pelo rompimento da barragem.
Grupos, coletivos e ONGs interessados devem enviar suas propostas até 26 de agosto de 2024, às 18h (horário de Brasília).
Para mais informações, acesse o edital.
(Amanda Maciel, do Nota Social)