O Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica (FIFE) 2025 teve início na noite de 8 de abril, em Curitiba, com uma palestra inspiradora de Marcos Piangers. O evento, que contou com a mediação do mestre de cerimônias Roberto Ravagnani, colunista do Nota Social, abriu com a apresentação intitulada “De dentro para fora”, na qual Piangers, conhecido por suas reflexões sobre paternidade e felicidade, introduziu o conceito de “pedagogia da coragem”.
Ele enfatizou a necessidade de incentivar as pessoas a acreditarem mais umas nas outras, destacando que, embora os brasileiros sejam frequentemente considerados pessimistas, há mais pessoas boas do que más no mundo. Piangers compartilhou histórias pessoais, especialmente sobre sua mãe, Heloísa, que o ensinou que, se não encontrasse pessoas boas, ele deveria ser essa pessoa. Suas palavras emocionaram o público, que o aplaudiu de pé.
O anfitrião Márcio Zeppelini, fundador da Rede Filantropia, agradeceu a presença dos mais de 1.600 inscritos e comentou sobre a necessidade de profissionalização do Terceiro Setor. Contou ainda sua trajetória e o crescimento da organização, desde o surgimento da revista até os dias atuais. Juntos, Piangers e Zeppelini proporcionaram uma ótima estreia para essa edição do evento levando os participantes a refletirem sobre seu papel no movimento filantrópico brasileiro. O FIFE 2025 continua até 11 de abril, oferecendo uma programação diversificada voltada para a gestão do Terceiro Setor.
(Redação Nota Social)