Fortaleza, que acaba de completar 299 anos, será o destino do 13º Congresso GIFE – e, além de um ambiente fértil para trocas e aprendizados, a capital cearense oferece uma verdadeira celebração aos sabores do Nordeste. Rica em ingredientes do sertão e do litoral, a cidade se destaca por uma gastronomia afetiva e cheia de personalidade. Em maio, com clima mais ameno e menor fluxo de turistas, os participantes do congresso têm uma oportunidade especial de conhecer a culinária local sem pressa e com muito sabor.
Um dos pontos altos é o Mercado dos Peixes, no Mucuripe – experiência imperdível para quem quer comer bem ou levar um pouco do sabor cearense para casa. Por lá, é possível escolher o peixe ou camarão direto das bancas e degustar na hora de pratos preparados nos boxes do local, sempre acompanhados de temperos marcantes e cerveja gelada. E se quiser levar, o próprio mercado vende isopor e oferece o peixe limpo e embalado, pronto para a viagem.
Já no restaurante Colher de Pau, o clima regional se mantém, com destaque para a tradicional caranguejada às quintas-feiras e a peixada cearense. O Raiz Cozinha Brasileira também é parada certa para quem busca um cardápio criativo com alma nordestina – experimente o arroz de carneiro ou a paçoca de carne de sol.Para um almoço mais reservado, com apresentação sofisticada e sabores locais, o Maria Chica entrega uma boa fusão entre tradição e toque autoral. Outra dica querida dos fortalezenses é o Cantinho do Frango, simples, acessível e certeiro no frango na brasa com baião e macaxeira.E para uma pausa doce entre uma atividade e outra, a tradicional sorveteria 50 Sabores é parada obrigatória: são dezenas de opções, incluindo sabores regionais como graviola, tapioca, castanha e cupuaçu.
Fonte: GIFE