No dia 26 de abril, o Instituto Olga Kos realizará o Festival de Karatê, das 8h às 13h, no Clube Municipal Joerg Bruder, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. O evento marca a estreia do Festival Olga Kos de Inclusão Esportiva, que terá mais quatro edições ao longo de 2025 com o objetivo de promover a integração social por meio das artes marciais.
Com cerca de 300 participantes — entre crianças, adolescentes, adultos e idosos, com e sem deficiência —, o festival pretende destacar os benefícios do karatê em um ambiente de respeito, inclusão e diversidade.
De acordo com Janaína Ferreira, responsável pelo Departamento de Esportes do Instituto, a iniciativa busca incentivar o engajamento esportivo entre pessoas com deficiência e comunidades em situação de vulnerabilidade social, abrangendo todas as faixas etárias.
Wolf Kos, presidente do Instituto, destaca a importância de ampliar ações como essa no cenário esportivo nacional. “Ainda existem muitas lacunas quando se trata de iniciativas voltadas às comunidades vulneráveis e pessoas com deficiência. Nosso trabalho há 18 anos mostra que o esporte pode ser um instrumento poderoso de transformação”, afirma.
(Redação Nota Social)