ongnews - Notícias do Terceiro Setor

ONG promove parques naturais do Brasil no exterior

Acordo de Cooperação entre Instituto Semeia e Embratur espera impulsionar o aumento do número de visitantes internacionais aos parques brasileiros

O Instituto Semeia firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Embratur para promover, no âmbito internacional, o turismo de natureza do Brasil. O acordo visa aumentar a visitação dos turistas estrangeiros para esses destinos e, com isso, fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável dos parques e unidades de conservação do país.

A diretora-executiva do Instituto Semeia, Renata Mendes, explicou que o trabalho da organização visa potencializar o ciclo virtuoso das unidades de conservação, onde o turismo e a visitação em parques, a conservação da natureza e a geração de impactos socioeconômicos se conectam. “Acreditamos que, depois de visitar e ter uma experiência positiva em um parque natural, as pessoas se sensibilizam com a importância de sua preservação”, destaca. 

Uma pesquisa nacional lançada recentemente pelo Semeia aponta que mais de 70% da população brasileira reconhece os benefícios ambientais e socioeconômicos do turismo para os parques e seus entornos. “Além disso, visitantes têm a oportunidade de consumir produtos e serviços oferecidos pela comunidade local, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de maneira sustentável”, completa Renata Mendes.

O crescente interesse de turistas estrangeiros por ecoturismo e destinos de aventura foi comprovado em recente estudo da Penta, encomendado pela Embratur, que revelou que 28% dos entrevistados estrangeiros viam a natureza e a biodiversidade como os principais motivos para visitar o Brasil. Em outra pesquisa, da GlobalData, 24% dos turistas internacionais disseram procurar destinos de ecoturismo no Brasil, comparado a 19% no restante do mundo.

Já a pesquisa da empresa Bounce colocou o Parque dos Lençóis Maranhenses em segundo lugar na lista dos 10 mais bonitos do mundo, reforçando o potencial dos parques brasileiros para atrair turistas. E para completar a lista de evidências sobre o potencial dos parques naturais brasileiros, o jornal The New York Times elegeu recentemente os Lençóis e Manaus como dois dos 52 melhores destinos para visitar em 2023.

O acordo tem duração inicial de 12 meses, prevê ações conjuntas de promoção internacional e o uso da Marca Brasil em empreendimentos e serviços para campanhas com esse fim. A Embratur apoiará a participação do Semeia em atividades promocionais no exterior, enquanto o Semeia compartilhará dados e promoverá workshops de capacitação para os colaboradores da Agência, visando fortalecer e potencializar as iniciativas turísticas nos parques nacionais.

O Instituto espera impulsionar o aumento do número de visitantes internacionais aos parques brasileiros, fortalecendo a cultura do turismo de natureza e diversificando as atividades e experiências oferecidas aos turistas estrangeiros.

(Assessoria de Imprensa)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress