ongnews - Notícias do Terceiro Setor

OSC destina R$ 4,1 milhões a projetos ecossociais 

O 38º Edital do Fundo PPP-ECOS contempla projetos de mulheres e jovens em municípios do Tocantins e do Maranhão

O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) lançou o 38º Edital do Fundo PPP-ECOS, destinado a apoiar iniciativas de povos indígenas, comunidades tradicionais, agricultores familiares, com especial ênfase em projetos liderados por mulheres e jovens de municípios dos estados de Tocantins e Maranhão. Com um histórico de mais de 900 projetos financiados ao longo de três décadas, o Fundo irá investir R$ 4,1 milhões em 2024. As inscrições ficam abertas até 31 de julho.

Este ano, o foco está na educação no campo e na inclusão produtiva de grupos de mulheres. Os projetos devem contribuir para a adaptação às mudanças climáticas, geração de trabalho, emprego e renda, além de promover o desenvolvimento sustentável das economias locais.

Temáticas Priorizadas e Critérios de Seleção

Os projetos podem se concentrar em duas temáticas principais: Inclusão Produtiva de Grupos de Mulheres e Educação no Campo. O primeiro tema deve abordar iniciativas econômicas lideradas por mulheres que agreguem valor aos produtos da sociobiodiversidade, promovendo a geração de renda e o desenvolvimento social local. Já o segundo, atividades que envolvam jovens do ensino fundamental ou médio em ações de adaptação às mudanças climáticas e/ou geração de renda, em parceria com escolas familiares agrícolas ou casas familiares rurais.

Áreas de Abrangência e Inscrições

O edital contempla projetos em municípios específicos do Tocantins e do Maranhão. As inscrições estão abertas até 31 de julho e podem ser realizadas online através de formulário específico disponível no site do Fundo PPP-ECOS aqui. Para esclarecimentos adicionais, serão realizadas oficinas presenciais e virtuais, incluindo um “tira-dúvidas” via Youtube.

Benefícios para Comunidades e Parcerias

Segundo Silvana Bastos, assessora técnica do ISPN, os projetos selecionados promoverão não apenas a conservação ambiental, mas também a valorização dos produtos do agroextrativismo, agroflorestais e artesanais, fortalecendo as economias locais e contribuindo para o desenvolvimento sustentável das comunidades participantes.

O Fundo PPP-ECOS recebe apoio do Fundo Socioambiental do BNDES e da Área de Desenvolvimento Social da Suzano, evidenciando o compromisso com iniciativas socioambientais de impacto positivo. Para mais informações sobre o edital e inscrições, acesse o site oficial do Fundo PPP-ECOS: https://ppp-ecos.ispn.org.br/editais/38o-edital/.

(Rafaela Eid, do Nota Social)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress