logo_nota-social

ONG abre inscrições para formação em palhaçaria hospitalar

O programa é inclusivo e aberto a todas as pessoas interessadas, com foco na diversidade

A ONG Nariz Solidário anuncia a abertura de inscrições para sua formação gratuita em palhaçaria hospitalar. O programa é inclusivo e aberto a todas as pessoas interessadas, com foco na diversidade. Ele incentiva a participação de pessoas pretas, indígenas, LGBTQIAPN+, com deficiência e idosas. Para o diretor e presidente da organização, Eduardo Roosevelt, a iniciativa reforça a relevância da capacitação na palhaçaria hospitalar e seu impacto na transformação social. “É um processo de seleção com uma grande lista de espera. Como abrimos somente a cada dois anos, muitas pessoas esperam bastante tempo por esse momento e pela oportunidade não só de fazer parte da associação, mas de receber uma capacitação densa e gratuita”, destaca Roosevelt.

A iniciativa integra as comemorações dos 10 anos da organização, celebrados em 2024. Durante um período de 10 meses, os voluntários participarão de oficinas presenciais em Curitiba, abordando palhaçaria, improvisação, técnicas circenses, consciência corporal, Libras e audiodescrição. Ao final do programa, os participantes realizarão visitas práticas em unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) atendidas pela ONG em Curitiba e na Região Metropolitana. A formação é certificada e reconhecida como curso de extensão para estudantes, contando com o selo de apoio educacional do Instituto IBGPEX.

A voluntária Gabriela Valiente compartilha o impacto transformador de sua trajetória na Nariz Solidário em sua vida pessoal e profissional. “Há 10 anos, eu estava passando por uma série de problemas de saúde e quase desisti de entrar para a ONG, mas insisti, e foi uma das melhores decisões que tomei. Ao me tornar palhaça, me descobri como ser humano e aprendi a me olhar com mais carinho. Minha saúde melhorou, deixei de tomar remédios controlados e passei a conviver melhor em grupo, além de buscar o que sempre esteve presente em mim: a arte, a música e a beleza da simplicidade”, relembra Gabriela, que hoje atua como fotógrafa e palhaça da organização.

O “Encontros e Risos” é um processo de formação e capacitação de novos artistas e voluntários realizado a cada dois anos, sendo sua última edição em 2022. A iniciativa fortalece a atuação da palhaçaria hospitalar em Curitiba e região. Além da formação, o projeto oferece 10 oficinas gratuitas para usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), promovendo a democratização do acesso à arte e à cultura.

(Amanda Maciel, do Nota Social, com informações do Portal Hospital Brasil)

Compartilhe esta postagem

WhatsApp
Facebook
LinkedIn

acompanhe nossas

outras notícias

plugins premium WordPress