O acesso à justiça é um direto de todos, mas na prática, pessoas de baixa renda ou que vivem abaixo do nível da pobreza têm muitas dificuldades em obter auxílio jurídico. No Dia da Justiça Social, comemorado em 20 de fevereiro, a SP Invisível – ONG que atua para empoderar e emancipar as pessoas em situação de rua – vai disponibilizar atendimento gratuito para essa parcela da população em um plantão com advogados do Tozzini Freire. O atendimento será no Centro de Acolhida São Leopoldo, localizado no bairro do Belenzinho, zona leste de São Paulo.
“Nós temos contatos com diversos centros de acolhidas e identificamos que a população em situação de rua atendida pelo CA São Leopoldo enfrenta dificuldades significativas no acesso a advogados e à justiça devido às barreiras financeiras e sociais. Mais que promover a conscientização sobre a justiça social, queremos facilitar o acesso dessas pessoas para que possam resolver questões jurídicas complexas em áreas como direito trabalhista, familiar e previdenciário”, explica André Soler, CEO e Fundador da ONG SP Invisível.
Entre as atividades programadas está um workshop que vai abordar conceitos de justiça social com exemplos práticos e acessíveis, promovendo a conscientização do público. A palestra vai acontece das 11h às 11h30. Após a palestra, os participantes terão almoço no local, fornecido pelo CA São Leopoldo. O mutirão de atendimento individual tem início às 13h e encerramento previsto para às 16h.
De acordo com dados do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua) a cidade de São Paulo tem a maior população em situação de rua do país, com cerca de 90 mil indivíduos (23,5%). O intuito da ação é criar um espaço seguro e acessível para que as pessoas atendidas se sintam acolhidas e possam tirar todas as suas dúvidas.
Sobre a SP Invisível
Criada em 2014, a SP Invisível é uma organização da sociedade civil que trabalha para transformar a realidade da população de rua a partir das histórias de cada esquina de São Paulo. O cuidado está presente em nossos três pilares de atuação: conscientização sobre a realidade da população em situação de rua; assistencialismo para combater o frio e a fome; e assistência social para viabilizar a inclusão produtiva através da nossa iniciativa de capacitação e empregabilidade.
(Assessoria de Imprensa)