O Instituto Unibanco, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), lança o “Guia para Educadores – Caminhos para uma Educação Antirracista”. Inspirado na websérie “Afrocaminhos: Juventudes Negras e Educação”, o documento é voltado para instituições de ensino, comunidades escolares, estudantes, docentes, coordenadores/as pedagógicos/as e gestão escolar interessadas em implementar estratégias e ações que consolidem práticas antirracistas nas escolas. Para isso, ele oferece atividades práticas e reflexões que podem ser incorporadas ao cotidiano escolar, desde reuniões pedagógicas até aulas regulares e encontros com as famílias. O documento está presente na íntegra no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão.
No mês passado, o Instituto Unibanco e a ABPN disponibilizaram os cinco episódios da websérie, também no Observatório de Educação, que trazem entrevistas de estudantes do Ensino Médio e do Superior que participam ou já participaram do projeto Afrocientista, focado em despertar a vocação científica e incentivar talentos de estudantes negras e negros mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica.
Procurando sensibilizar professores e gestores em relação à importância de se trabalhar as relações étnico-raciais e a equidade na educação a partir do compartilhamento de trajetórias escolares desses estudantes, os conteúdos audiovisuais trazem também falas e discussões sobre identidade racial, racismo no espaço escolar e ações afirmativas vindas de pesquisadores da ABPN e de especialistas, como Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).
As entrevistas foram realizadas durante o 1º Encontro Nacional do Afrocientista, promovido em outubro de 2023 e a produção é da BemTV, produtora independente especializada em ações de educação e comunicação popular e uma das 30 organizações contempladas no I Edital de Fortalecimento Institucional do Instituto Unibanco (2021-2023).
Sinopse dos episódios:
- Descobrir-se negro: o papel da escola no reconhecimento racial. Neste episódio, sobre a questão da identidade racial, os estudantes relatam processo de autoidentificação racial, fortalecimento da identidade negra e autoafirmação.
- Escola antirracista: representatividade importa. O episódio aborda o racismo presente no espaço escolar, o processo de compreensão da sua existência pelos estudantes negros, seu impacto sobre a trajetória acadêmica desses estudantes e o papel da escola no enfrentamento do racismo.
- O lugar das relações étnico-raciais na escola Episódio que discute a relação entre fortalecimento da identidade negra e a construção de perspectivas de futuro que contemplem o acesso à universidade.
- Ações afirmativas e o direto à educação da população negra. A importância das políticas afirmativas na educação básica e no Ensino Superior é o tema do episódio, que trata da Lei de Cotas, de políticas de permanência na universidade e da Lei 10.639/2003.
- Fazer ciência com consciência racial. O processo de apagamento das contribuições das populações afro para a ciência e a dificuldade de ingresso e os desafios para permanência no Ensino Superior enfrentados pelos estudantes negros são temas do episódio, que destaca a importância de termos mais pesquisadores e cientistas negros.
Você pode conferir também a campanha do “Guia para Educadores – Caminhos para uma Educação Antirracista” por meio deste link.
(Assessoria de Imprensa)