Estão abertas as inscrições para o edital da iniciativa Restaura Amazônia, que vai apoiar financeiramente projetos de recuperação ambiental em sete estados da região amazônica. As propostas podem ser enviadas até 21 de junho de 2025, às 18h, e o público-alvo são organizações da sociedade civil (OSCs) com atuação no Brasil.
Promovido pela Conservação Internacional (CI-Brasil), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Fundo Amazônia e a Petrobras, o programa pretende restaurar 15 mil hectares de vegetação nativa, especialmente no “Arco do Desmatamento”, que abrange os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Maranhão.
Além de oferecer financiamento não reembolsável, o edital apoia projetos que promovam a restauração ecológica com espécies nativas e Sistemas Agroflorestais (SAFs). A proposta também inclui ações de capacitação profissional, fortalecimento da cadeia da restauração e geração de benefícios socioambientais, como a conservação da biodiversidade e a remoção de dióxido de carbono da atmosfera.
As organizações interessadas devem estar formalmente constituídas há pelo menos dois anos. Outro critério é que 50% das áreas de intervenção estejam localizadas em Assentamentos da Reforma Agrária. Também podem ser contempladas Unidades de Conservação, Terras Indígenas, Territórios Quilombolas, áreas públicas não destinadas e áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) em propriedades rurais de pequeno porte.
Para saber mais sobre o edital e se inscrever, acesse aqui.
(Redação ONG News)