Falar sobre a a crise climática global de forma técnica, informativa e também sensível. Essa é a proposta do novo podcast “Las Niñas”, que estreou no início de abril, com a proposta de discutir a crise climática global de forma técnica, informativa e também sensível. Idealizado pelas especialistas em política climática Natalie Unterstell e Caroline Prolo, o programa é sempre publicado semanalmente às sextas-feiras nas principais plataformas de áudio.
A iniciativa surge em um momento de crescente preocupação pública com os impactos ambientais. De acordo com pesquisa da Fiocruz, 59% dos jovens entre 16 e 25 anos já sentem os efeitos emocionais da emergência climática, enquanto 75% consideram o futuro assustador. O podcast busca oferecer um espaço de análise crítica, mas também de acolhimento e mobilização frente a esse cenário.
Nos episódios, Natalie e Caroline combinam análises políticas, experiências pessoais e comentários sobre comportamento, promovendo diálogos que abrangem desde negociações internacionais até atitudes cotidianas no enfrentamento da crise. “Queremos bater papo com propriedade, mas também com o coração aberto. Sentimos medo, angústia, mas também acreditamos nas soluções”, afirma Natalie.
Além de informar, o Las Niñas propõe a criação de uma rede de mulheres engajadas na agenda socioambiental. O projeto convida figuras influentes a atuarem como embaixadoras da causa, amplificando o alcance do conteúdo e incentivando a mobilização em diferentes esferas da sociedade — da ciência à política, passando pela economia, fé e cultura.
Os episódios estão disponíveis no perfil oficial @las.ninaspodcast, e podem ser ouvidos no Spotify, Apple, Deezer, Amazon Music e YouTube.
(Redação Nota Social)