A primeira edição do Prêmio Isabel Salgado foi lançada como uma iniciativa de Maria Clara Salgado, filha e também atleta, com o objetivo de celebrar o legado de sua mãe, Isabel Salgado, carinhosamente conhecida como Isabel do Vôlei. Reconhecida como uma das maiores personalidades da história do voleibol brasileiro, Isabel também deixou sua marca fora das quadras por sua atuação em prol de causas sociais e pelo impacto gerado no esporte.
O prêmio é independente e conta com o apoio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), patrocínio do Banco do Brasil e gestão operacional do Instituto da Criança. A premiação será realizada anualmente e busca reconhecer atletas, ex-atletas e empreendedores sociais que utilizam o voleibol como ferramenta para projetos de impacto social. Nesta primeira edição, as premiações estão divididas em três categorias, são elas:
Aurora: Destinada a atletas e ex-atletas registrados em confederações que lideram projetos sociais transformadores e incluem o voleibol como atividade. Além de celebrar esses talentos, a categoria busca dar visibilidade às suas iniciativas, destacando o papel social do atleta além das quadras. Para participar, os projetos devem ser formalizados com CNPJ.
Raízes: Voltada para empreendedores sociais que utilizam o esporte como base para transformar comunidades, promovendo inclusão e desenvolvimento social. Assim como raízes que sustentam uma árvore, esses projetos criam bases sólidas de impacto. O voleibol deve estar entre as atividades desenvolvidas, e o projeto precisa ter CNPJ.
Semente: Focada em pessoas que desejam iniciar projetos sociais baseados no voleibol. A categoria oferece apoio para transformar ideias em realidade, incentivando lideranças que buscam promover mudanças positivas em suas comunidades através do esporte.
As inscrições para o prêmio devem ser realizadas pela plataforma Prosas até o dia 15 de dezembro. Dúvidas relacionadas à plataforma podem ser encaminhadas para o e-mail suporte@prosas.com.br ou pelo WhatsApp (31 9 9919-8781).
(Amanda Maciel, do Nota Social)